Ads 468x60px

.

quinta-feira, 12 de maio de 2016

Sugestão: Márcia Maia defende criação de delegacia especializada em crimes virtuais

A deputada estadual Márcia Maia (PSDB) falou, durante pronunciamento quarta-feira (11), na Assembleia Legislativa do RN, sobre a necessidade de uma estrutura nos Estados para combater os crimes virtuais.
Foto: João Gilberto/Assecom ALRN
Reconhecemos a necessidade do avanço da legislação e das estruturas públicas do Estado no sentido de combater e prevenir a prática de crimes, seja no mundo real ou mesmo no virtual”, disse Márcia, conforme relato produzido pela assessoria de imprensa da ALRN.
A parlamentar lembrou que a Polícia Civil do estado extinguiu, em junho de 2013, o Núcleo de Investigação dos Crimes de Alta Tecnologia (NICAT) sobre argumento de que o Núcleo precisava de organização, estruturação, pessoal e disciplina de gestão administrativa permanente para alcançar a eficiência de resultados na prestação dos serviços públicos.
O NICAT havia sido criado em novembro de 2011 com o objetivo, segundo o próprio Governo do Estado, de elucidar e trabalhar na repressão a crimes eletrônicos ou cibernéticos", frisou a deputada.
Márcia Maia destacou também que no país, 10 estados (ES, GO, MS, MG, PA, PR, PE, RJ, RS e SP) e o DF dispõem de delegacias especializadas e no Nordeste, apenas o estado de PE detém uma estrutura na segurança pública com este fim.
A deputada lembra os registros de crimes cibernéticos cometidos no RN.
A Polícia Civil cumpriu, em 2015, cinco mandados de busca e apreensão na residência de seis adolescentes suspeitos de propagar imagens de menores de idade nuas através de aplicativos de troca de mensagens instantâneas na cidade de Santana do Matos.
Divulgar imagens e vídeos por qualquer meio que contenham cenas sexo explícito ou pornografia envolvendo crianças ou adolescentes é crime previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente com pena de três a seis anos e multa. Como presidente da Frente Parlamentar Estadual da Criança e Adolescente aqui no RN, reconhecemos o impacto desses crimes na vida das pessoas, especialmente os adolescentes”, destacou Márcia Maia.
Márcia falou ainda sobre o cyberbullying, que para ela, consegue ser uma prática ainda mais cruel que o bullying tradicional, uma vez que, antes, o constrangimento ficava restrito aos momentos de convívio dentro da escola e, agora, é o tempo todo através das redes sociais.
Diante dessa realidade, a deputada vai apresentar uma proposta para a criação de um Programa de Prevenção e Conscientização da Prática de Assédio Moral e Sexual, Cyberbulluing, entre outras práticas através da Internet, nas escolas públicas e privadas do RN.
O programa que trata a presente Lei pretende envolver a participação, orientação e suporte das Secretarias de Segurança e Educação, Conselhos Tutelares, Vara da Infância e Juventude e demais órgãos de interesse e preservação dos direitos da criança e do adolescente. Segundo nossa proposta, cada unidade de ensino deverá criar uma equipe de trabalho multidisciplinar, com a participação de professores e alunos, associações de pais e responsáveis”, enfatiza Márcia Maia.

0 comentários:

Postar um comentário