Ads 468x60px

.

quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Solução: Presidente da ALRN e bancada do Seridó discutem com governo abastecimento de Caicó

Foto: Eduardo Maia/Assecom ALRN
Em audiência na tarde desta terça-feira (24), com o governador Robinson Faria (PSD), o deputado estadual Ezequiel Ferreira de Souza (PMDB), presidente da Assembleia Legislativa do RN, se reuniu com os deputados estaduais Nélter Queiroz (PMDB), Álvaro Dias (PMDB) e Vivaldo Costa (PROS), para falar sobre as ações de combate aos efeitos da seca que serão ampliadas no estado e com apoio do governo federal.
Ezequiel Ferreira lembrou que na reunião do último dia 17 com a presidente Dilma Rousseff (PT), defendeu que a solução definitiva é a captação da água da barragem Engenheiro Armando Ribeiro Gonçalves, a partir do sistema adutora da Serra de Santana – obra está orçada em R$ 48 milhões. 
"Na reunião em Brasília encaminhamos ao Ministério da Integração a documentação necessária para garantir o financiamento do governo federal. Essa obra atenderá a toda a população do Seridó que sofre com a falta de água", destaca Ezequiel, conforme texto elaborado pela assessoria de comunicação da ALRN.
O deputado Vivaldo Costa (PROS) defendeu o investimento em ações emergenciais que atendam à população de Caicó, lembrando que há quatro anos a seca assola a região Seridó.
Para o deputado Álvaro Dias (PMDB), a reunião da bancada do Seridó foi produtiva.
Na ocasião, foi apresentado o balanço do deputado Ezequiel Ferreira das cobranças feitas em nome do Estado à presidente Dilma por ações imediatas para combater a seca.
"Temos como necessidade de médio prazo a adutora de engate rápido para Caicó. E de imediato a união de esforços para evitar o desabastecimento na cidade e região e foi o que ouvimos do governador Robinson Faria e sua equipe", disse o deputado.
Também presente na reunião, o deputado Nélter Queiroz (PMDB) apontou a parceria do governo do estado e das prefeituras do Seridó que estão unidas nas ações de perfuração de poços e convênios que beneficiam a população.
Também foi discutido um pacote de novas ações no planejamento para ser iniciado ainda este ano.
As ações contemplam projetos para adutora de montagem rápida; aquisição de dessalinizadores; perfuração de poços de alta vazão.
Na reunião, o secretário estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Mairton França, lembrou ainda que a chefe do Executivo nacional disse que o financiamento dessas ações será executado com o orçamento de 2015 e definiu o prazo de 30 de novembro como data para a entrega dos planos e de suas reformulações.
“Já estamos com esse projeto em fase de finalização e até o dia estipulado pela presidenta ele estará pronto”, afirma o secretário.
Também participaram da audiência o Diretor-presidente da Companhia de Águas e Esgotos do Estado do RN (Caern), Marcelo Toscano, Diretor Geral do Instituto de Gestão das Águas do RN (Igarn), Josivan Cardoso Moreno, e o Diretor-presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do RN (Fapern), Manoel Filho.


0 comentários:

Postar um comentário